Artigo #7

Assombrações
Mistério das casas assombradas
2008-07-27 00:27:31

Desde os tempos mais remotos que existem lugares assombrados, estas assombrações eram atribuídas a seres fantásticos como gnomos, lâmias, duendes, etc., de acordo com a cultura da civilização em que estes fenómenos se produziam.

Com o nascimento do cristianismo houve uma modificação dos padrões ideológicos e a estes fenómenos foram atribuídas as almas e os espíritos.

No primeiro relato da história de uma casa assombrada fala-se de um ruído de ferros a deslizar pelo chão, aparecendo um espectro que marcou um local concreto, mais tarde ao escavar este local descobriu-se ossadas de um homem.

Ao longo dos séculos foram relatados acontecimentos inexplicáveis como, por exemplo, copos e garrafas que rolavam pelo chão como que empurradas por alguém ou, ainda, uma chuva de pedras que caiu em cima de uma casa, um tronco de uma árvore que rolava pelo chão sozinho e um balde cheio de água que deslizava sozinho pelas ruas e muitos outros ruídos, deslocação de objectos, luzes que se apagam e acendem sozinhas, espelhos e cristais que se partem, aparelhos eléctricos que se ligam e desligam, espectros, etc., que pessoas de todo o mundo testemunharam.

Poltergeist é nome técnico com que a parapsicologia define os casos de casas assombradas. Estudos demonstram que os causadores das casas assombradas costumam ser jovens que se encontram num estado fortemente emocional, daí há um escape de energia psíquica reprimida que é violentamente projectada para o exterior, produzindo um torvelinho de fenómenos incontroláveis que podem provocar lançamento de objectos à sua volta, golpes nas paredes, ruídos à sua volta ou ainda parecer aparentemente possuído por outra personalidade. Isto não invalida que estes fenómenos sejam reais, eles acontecem na realidade causando a perturbação das pessoas que se encontram com o desequilíbrio psíquico porque estas estão mergulhadas inconscientemente numa alteração de consciência mas, também perturba as pessoas ao seu redor que não conseguem uma explicação para tais acontecimentos.

Portanto, os fenómenos energéticos paranormais são autênticos, produzidos pela psi da mente, têm de ser seguidos por especialistas neste tipo casos.

Consultas

Pesquisar

Escreva uma palavra relacionada com o artigo ou trabalho que procura.


Catálogo

Escreva uma palavra relacionada com o produto que procura.


Informações